Da vida corrida que nos encurta o tempo, devemos separar, como separamos o suco do bagaço da laranja, os significados para viver melhor e utilizá-los para realizar planos possíveis. Não é mais tempo de sonhos distantes, intangíveis, e não vejo melancolia nisso. Planos executados são motivadores pelo movimento e compensadores pelos resultados. É necessário, na idade em que estamos, escolher o que é possível realizar com as opções que dispomos. Não é tempo de lamentar, empacadas nas aflições que nos tiram sono e sossego. É possível escolher como lidar com elas em nosso benefício. Merecemos nos dar o tempo para nos recuperar das ciladas que a vida apronta mas, também, fixar um prazo para colocar ponto final no que não nos serve mais. É hora de decisão. Tudo tem prazo de validade, de iogurte a sofrimento.
Criei, para mim, um método que tem funcionado bem. Às segundas-feiras faço um balanço da semana que passou. É simples, uma continha de somar e diminuir, aritmética básica. Como me imponho um olhar positivo, chego na terça com saldo na conta. Elegi as terças-feiras como o" Dia Dos Afetos Escolhidos" e, com a conta no azul, saio para meus compromissos disposta a trocar meu estoque de alegria e - como se trata de uma troca - sempre volto com saldo. Assim, vou até a próxima segunda, dia de atualizar as contas. Desde modo, fazendo o balanço semanal e gastando felicidade no justíssimo sistema de troca, acontecem duas coisas indispensáveis para que a vida flua mais leve. Primeira, atualizo meu sistema de gratificação pessoal e segunda, me mantenho atenta para que o saldo de energia boa que tenho no estoque nunca fique perigosamente baixo. Mudar o modo de sentir é o resultado de um grande - e racional - esforço que fazemos para - antes - mudar o modo de pensar.
Vamos criando laços e abrindo novos espaços e a vida fica interessante, com mudança e movimento.
Maravilhoso!!!
ResponderExcluirN.Isleb
maravilhoso seu texto
ResponderExcluirAmiga, seu comentário saiu direitinho, na página certa. Mas veio em nome do Walberth. Obrigada pelo comentário. Você me incentiva a continuar. Bjo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNelcy,obrigada. Você me incentiva a continuar. Beijo.
ResponderExcluirTexto muito lindo, brilhante!
ResponderExcluirA felicidade está na ação e do nada, nada vem.
Você sempre enchendo a minha bola! Sou muito grata por isso. Tem razão, do nada nada vem, só o impulso para o movimento. O que é muito.
ResponderExcluirÉ por aí....mudar o modo de pensar para que o sentimento mude....Às vezes não é muito fácil, mas seguimos tentando. Você é ótima nas suas reflexões Clevia e um exemplo na forma que vigência estes nossos anos de vida!Bjos!
ResponderExcluirObrigada, Glória querida. Estou convencida de que, sempre, fazer escolhas é um privilégio que temos a obrigação de enxergar.
Excluir