segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Que Queremos? O Que Buscamos?

Desejamos uns aos outros, nas  festas e celebrações, "sinceros votos de felicidades, saúde, amor e paz".  Muda um pouco aqui e ali, mas é isso, e no mundo todo. Dos quatro, o único que é fácil de entender é o da saúde. Ao desejar saúde para alguém, a nossa intenção é a de que a doença fique longe de quem queremos bem. Daí em diante a coisa complica. Felicidades - como se fosse coisa pouca - já vem no plural e é de todos os tipos. E  amor? E paz? Demais, assim, para vir tudo de uma vez só.

Penso que a paz é a condição indispensável para termos, na medida do nosso possível, acesso aos outros três cobiçados estados de corpo e espírito. Estar em paz é resultado de um enorme trabalho de auto conhecimento e de liberdade interna aos quais chegamos quando internalizamos o que nos identifica e onde nos reconhecemos. A paz acontece quando nos autorizamos a ser o que somos e quando o que nos afeta e abala não nos desconstrói. Aprendemos a reconhecer o que nos faz bem e a descartar o que nos entristece e prejudica. Enfrentamos percalços e problemas, claro, mas não perdemos o chão e restabelecemos o rumo com mais facilidade. Como todas as coisas, a construção da paz é contínua, nunca está pronta.

Todos queremos acolhimento e reconhecimento e penso que é disso que falamos quando mencionamos o amor. Sentimento validado somente com comprometimento e reciprocidade, o amor tem incontáveis versões e expressões, mas nunca prescinde dos ingredientes acima para existir e se firmar. E, como a paz, necessita de atenção e ajustes para que se fortaleça e resista. Observando melhor, manter a saúde também exige cuidados e hábitos constantes para que não nos falte.

Falo com o olhar que trago da vida que já vivi. Creio, firmemente, no aprendizado constante que extraímos do viver.  Ninguém disse que é fácil, porque não é mesmo. Mas nos proporciona momentos bons de alegria e comunhão. Como os que trocamos com os variados amores que temos, com a paz que nos acompanha e com a saúde que mantemos.

Acho que  tudo junto é o que chamamos de  Felicidade!







4 comentários:

  1. belo texto....."as always"

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida! Você sempre me prestigiando. Fico feliz! Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo. Cada vez mais interessante!

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida, obrigada pela força e pelo acolhimento. Você me dá motivos para perseverar. Beijo

    ResponderExcluir