duros da vida, também podemos
crescer com os toques suaves na alma."
Cora Coralina
A primeira mulher - na primeira história - foi criada a partir de uma costela do primeiro homem, feito à semelhança de Deus. Surgimos como um apêndice do homem, sem qualquer vestígio de individualidade e sem nenhuma condição de raciocínio. No entanto, nos foi atribuído o primeiro pecado quando o induzimos a comer do fruto proibido desobedecendo ao Senhor. Todos sabemos como a coisa acaba. Ele é omitido da responsabilidade pelo que fez. Foi tentado, coitado!
Não me ocorre nada mais machista do que isso. A Bíblia foi escrita por homens.
Hoje, muitos séculos depois, em debates sobre comportamento em que se afirma - como um dogma -"homem é assim, mulher é assado"- eu sempre tenho a mesma dúvida:
Sentimentos têm gênero?
Somos gente e os sentimentos são neutros e de "domínio público". Sentimos amor, somos confiáveis, cultivamos amizades, nos comprometemos uns com os outros independentemente de sermos homem ou mulher.
Podemos trair, enganar, sentir raiva, inveja, o que for, sendo homem ou mulher.
O que seria útil fazer - e o Dia da Mulher - pode servir de ponto de partida é nos inteirarmos de nós. A mulher precisa se enxergar dentro de uma ótica feminina. Quantas vezes nos deparamos com histórias de mulheres que terminaram relacionamentos por justificadíssimos motivos, por exemplo: agressões físicas, traições reincidentes, indiferenças constantes, e ouvimos - de outra mulher -comentários como:" Ruim com ele, pior sem ele. Sempre foi assim."
Se sempre foi assim, está mais do que na hora de mudar. Esta quebra de paradigma é uma conscientização de dentro para fora que a mulher deve ao ser feminino.
Ela não percebe que enxerga sob a mesma ótica machista que alguns homens se permitem ter para agir desta maneira. Pensando assim, ela chancela e justifica um comportamento que a prejudica. Mesma situação da mulher vítima de abuso sexual quando o que se discute é a roupa que ela vestia. Esta é mais uma das faces perversas do machismo e não é visível. A maioria dos homens não é assim e nem comportamentos abusivos são prerrogativas masculinas. O que é inaceitável é que mulheres sejam machistas sem perceber.
Nos primórdios, a força física do homem foi fundamental para a sobrevivência da espécie.
Eles faziam o trabalho pesado e elas pariam para que a humanidade continuasse existindo. Ambos foram indispensáveis para que chegássemos até aqui. Cooperação eficiente. Não tivesse sido assim eu não teria escrito este texto e você não estaria lendo (espero).
Falo de parceria. De respeito. De igualdade de gênero. Em paz e com voz.
Texto intocável para o dia internacional das mulheres.
ResponderExcluirObrigada. Bom mesmo seria que textos como este fossem usados por homens e mulheres para refletir. Pensar dá trabalho, mas vale a pena.
ExcluirIrretocável!
ResponderExcluirIsso aí! Lembrei daquela música "paz sem voz, não é paz, é medo".
ResponderExcluirConversar é uma arte difícil, exige treino.
ResponderExcluir