segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Como Você Se Sente?

"O amor não é um sentimento
  é uma habilidade"
               Alain de Botton        


Adentraram em bando e chamaram a atenção do proprietário que - surpreso em receber senhoras no Bar de Cervejas Artesanais - encaminhou-as à mesa e explicou como a coisa funcionava. Destacou uma moça para atendê-las e elas, habituadas que são nesses misteres de botecos e afins, trataram de começar pela degustação das artesanais... As três básicas, Pilsen, Weiss e Pale Ale não surpreenderam, e a tentativa de harmonizar o amargor do cupuaçu com cerveja resultou numa  desarmonia amargurada.
Explicou, o proprietário, que era noite do  Pocket Show de Stand - Up Comedy, que o cara era bom e conhecido na cidade...

Então o artista chegou, se apresentou e viu o grupo de senhoras. Não sei se pretendia "tirar onda",
mas perguntou a uma delas se toparia participar da apresentação. Era mais um menos assim: ele contava uma piada e ela tinha que rir, rir muito e depois rir e bater palmas. A mulher, artista nata, dava gargalhadas histriônicas e batia palmas entusiasmada, com verve e graça. O bar inteiro ria! Da performance dela, não das piadas do cara. Enquanto isso, as outras espalhavam que se tratava de uma artista de teatro, do Rio de Janeiro. Foi o ponto alto do show, o que confirma que quem tem talento rouba a cena, mesmo que seja coadjuvante. Tiraram a maior onda...

Aliás, elas já perceberam que ir a lugares onde mulheres mais velhas não costumam ir lhes rende atendimento vip, pelo inusitado. São alegres, abertas, soltas no intuito de se divertir.
É uma quebra de paradigmas que se soma à outras que estamos rompendo todos os dias.
No geral, a avaliação do bar ficou aquém do esperado.

Nessa fase da vida em que somos a primeira geração a viver mais, produtivos, ativos e participativos, somos foco de pesquisas, debates e estudos sobre o envelhecimento. Médicos, psicólogos e antropólogos  convergem  nas conclusões sobre o que estão chamando de Terceiro Ato da Vida.
Comer bem, fazer exercícios, aprender coisas novas ou acrescentar novos jeitos de fazer as coisas, meditar e cantar e bons relacionamentos interpessoais são alguns dos comportamentos que nos capacitam  envelhecer com autonomia e independência.

Vale a pena assistir estes vídeos (youtube)
Como Envelhecer Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes - Geriatra 
Emocionante aula sobre o ato de envelhecer, ela termina a palestra alertando que
" Envelhecer é um caminho potente para aprender a ser humano."

Jane Fonda. O Terceiro Ato da Vida
"Descobri que uma metáfora mais adequada para envelhecimento é uma escadaria - 
   a  ascensão  para o topo do espírito humano, trazendo-nos para a sabedoria, completude e           autenticidade."

Envelhecimento é um fato e um assunto - não é um sentimento - e me interessa bastante pelo mais legítimo dos motivos.






















5 comentários: