quarta-feira, 8 de junho de 2022

O Ramalhete de Lisianthus

Pouco entendo de flores e seu cultivo. O máximo que consigo é manter vivas as suculentas, uma touceira de espadas de São Jorge, e uma ou outra folhagem viçosa e pronta, que a vizinha deixa de presente na minha porta, a cada vez que a estufa da casa dela fica estufada demais. Mesmo assim, tenho que me inteirar das necessidades do presente. Ela me explica, doce como é, que as dá para mim porque as plantas não gostam de trocar muito de lugar e como os nossos apartamentos são próximos, elas nem percebem. Não estranham a mudança de lar porque continuam verdes e felizes. A vizinha sabe o que diz. 

Também apelo para os conhecimentos da Carolina, minha caçula, que divide a selva que é a sala da casa dela com o Chicão, o cão, que ela diz que é meu neto. Se bem que tive uma roseira, a única que vingou das quatro que plantei numa casa onde morei que, podada na lua nova de junho, me oferecia rosas magníficas na primavera. Era frequente brotarem quatro ou cinco rosas perfumadas, vermelhas e aveludadas num galho só. Aqui, além das plantas que citei, cuido de um vaso pequeno no qual plantei um galhinho de manjericão. Eles gostam de sol o dia inteiro e, se não for possível, o maior tempo de sol que se conseguir. Quando encompridam, esticando o galho como um pescoço de ganso curioso, é porque buscam a luz. Então, têm que ser podados bem na emenda do galho. Daí nascem dois brotos novos e ele vai se encorpando naturalmente. 

Flores são fundamentais. Mensageiras de bem-querer são sempre o presente certo. Acrescentam beleza e alegria em todas a celebrações da vida, e também consolam os que ficam, na tristeza das partidas.

Não tem muito tempo que meu olhar descobriu as Lisianthus. Delicadas, coloridas e lindas, imediatamente passaram a ser a minha flor preferida. Foi um caso de  amor à primeira vista. É a primeira vez que elejo uma flor preferida e isso é extraordinário porque faz um tempão que estou aqui. 

Lisianthos deriva da palavra grega lissos, que significa macio e anthus, que significa flor. Não se engane com a sua aparência delicada. Nascem nas pradarias e leitos secos de rios nas regiões desérticas do Texas e Arizona e em outros estados americanos, e no México. Porém, não gostam de sol direto, mas necessitam de bastante luz para se desenvolverem firmes e bonitas. E água, o quanto baste.

Flor delicada e resistente é sempre lembrada para compor buquês de noivas, talvez para lembrar aos recém casados que, entre tantas outras, delicadeza e resistência são condições importantes para que o  amor floresça.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário