"O tempo é remédio pra tudo...
exceto para a velhice."
Henrique Jorge
Lembro da primeira vez que me chamaram de senhora. Entrei numa loja e a atendente, solícita, perguntou. posso ajudá-la, senhora? Olhei para trás à procura da tal senhora. A moça reforçou o sorriso e repetiu a pergunta. Daquele dia em diante a coisa foi ficando cada vez mais frequente.
É como adolescente, dorme criança e acorda moça. Quem tem neta sabe. A gente dorme moça e acorda senhora. Com o tempo a pessoa acostuma e esse limbo dura até chegar aos 60 anos.
Daí muda tudo! Entramos no status oficial de idoso! Tiramos A Credencial do Idoso (adoro isso, credencial) e como o nome diz, nos credencia para uma porção de pequenas regalias.
Os jovens não sabem mas, - quem tem sorte - envelhece.
Entre outras coisas o Cartão do Idoso é grande e vistoso, plastificado então, pode servir de *leque* nos dias de calor, Também serve para nos tirar da invisibilidade total, porque um cartão se mexendo no ar deve estar sendo agitado por alguém. No caso o Idoso Proprietário. A gente sacode o Cartão do Idoso e as pessoas nos enxergam! Uso letra maiúscula porque é um documento importante. Precisa de 60 anos para conseguir.
Lembrei disso porque fui ao supermercado e estacionei na vaga de idoso, a mais perto da escada rolante, mais larga, mais clara. Certo que o ícone é um bonequinho curvado apoiado numa bengala, o que revolta alguns usuários. Soube que uns inconformados ensaiaram um movimento para atualiza-lo, o que acho um perigo porque corremos o risco de perder a regalia. Se quisermos um ícone mais descolado, rejuvenescido, alguém pode argumentar que, se não são velhos, não precisam de tratamento diferenciado. Atentemos, pois!
Além disso, já tem lei para uma nova categoria de idoso, o de 80 anos ou mais. Imagino que, se começarmos a reclamar, os nobres deputados alteram a idade mínima oficial de ser idoso. Nada de correr riscos desnecessários. Com a criação do Idoso, fase 2, automaticamente criou-se a categoria dos pré-idosos. o que nos rejuvenesce de cara, de graça, sem risco. É um presente!
A melhor estratégia, a mais esperta é a de usar o direito adquirido - outra coisa de que gosto, direito adquirido - a nosso favor. Somos velhos quando interessa, caso das vagas especiais, e não somos, quando não nos interessa. É só observar os netos adolescentes que a gente aprende . Eles são bons nisso. Adolescentes nos direitos, são crianças nos deveres.
Têm lugares, porém, onde as espertezas não funcionam. Bancos, por exemplo, não adianta pegar duas senhas - convencional e idoso - na expectativa de usar a que chamarem primeiro. Eles já sacaram a malandragem e puseram um funcionário grudado no totem que expele as senhas e que nos entrega a que nos cabe na nossa mão. O sujeito, olhar severo, acerta sempre, só de olhar pra nossa cara. Aliás, aproveite, porque depois de entrar ninguém mais olha pra você.
Outra coisa que aprendi - mesmo que a gente esteja bem - é bom lembrar que estamos bem para a idade que temos, apenas isso. Alguém da nossa faixa etária comenta que estamos bem, acredite, é sincero. Porém, se alguém vinte anos mais novo disser isso, não pense que a pessoa o está comparando a ela. Conta bancária favorece a avaliação. Nada de ilusões.
A vida, enfim, é um aprendizado constante.
Se observe, se ouça e se respeite.
Diga não com decisão e não se importe com quem não se importa com você.
Se cuide, se divirta e faça coisas que sempre quis fazer. Eu estou pensando em voar de asa delta.
Amém!
Esclarecimento aos jovens:
* leque: objeto que, sacudido em frente ao rosto, gera um ventinho que ajuda a abrandar o calor.
Espécie de ar condicionado portátil. Não causa danos ao meio ambiente.
Me sinto leve, jovem e posso dizer ate mais livre desde que entrei na categoria ''idoso''. Para muitos... palavra pesada.... para outros.... só prioridades.
ResponderExcluirAdorei.
N.I.
É tempo de selecionar tudo em função do nosso bem estar.
ExcluirPenso que temos duas prioridades aqui.
ResponderExcluirUma, nos conhecer e ser generosos na auto avaliação .
Outra: nos divertir.
É bom para o idoso ouvir:"nossa, como você está bem".
ResponderExcluirÉ ruim para o idoso: O jovem nunca dá a vez ao idoso. (Antigamente não era assim).
É a invisibilidade incontornável. Precisamos usufruir dela.
ExcluirClévia, você tem percepção fina para as avaliações.
ResponderExcluirMas não é porque é "idosa".
É porque é uma mulher interessada e inteligente e assim vai envelhecer até quando der.
Algumas pessoas envelhecem muito mal, conheço várias. O que também demonstra que não aprenderam muita coisa ou que perderam a chance de melhorar.
Mesmo não sendo generosos na auto avaliação, é o que temos pela frente: envelhecer!
E serve para todos, mesmo para os mais jovens.
Amiga querida, precisamos ser amáveis conosco, é imprescindível.
Excluir