sábado, 25 de maio de 2019
Carta Para Antônia
Balneário de Camboriú, 25 de maio de 2019
Minha querida neta preferida,
No dia em que você nasceu chovia muito e penso que venha daí a sua preferência pelos dias chuvosos e frios. Você diz que dias assim são perfeitos e eu digo que você tem sorte porque nasceu no lugar certo.
Lembro de você com quatro anos, inconformada com as folhas que o outono derruba me dizer que, quando crescesse, seria "Presidente do Brasil" e mandaria colar uma a uma as folhinhas nos galhos pelados.
.
Você aprendeu que o outono faz cair flores e folhas e que o inverno mantém as árvores nuas para preparar a terra para a explosão de vida que acontece na primavera. Meninas de 15 anos são como a primavera onde tudo brilha, tudo é novo e a vida abre possibilidades infinitas. No entanto, realizar os ciclos da natureza, os tempos certos de maturar fruta bicho e flor é o que garante o equilíbrio da vida em sua beleza e plenitude.
Então, minha preciosa debutante, eu desejo que você adentre neste mundo novo de deslumbramento e oportunidades com coragem e entusiasmo. Que saiba que o amor é a força mais poderosa do mundo e que amar a si mesma é a condição indispensável para não perder a fé. Que a dor faz parte da vida e que podemos escolher como lidar com ela. Como o amor, ela também ensina.
Que não perca o idealismo tão caro aos jovens e que, se não é necessário colar folhinhas caídas é imprescindível que se preservem as árvores. A sua geração terá que cuidar da natureza com mais critério e responsabilidade. Vão ter que aprender com o erro dos mais velhos.
Desejo que você tenha saúde e sorte. Que estude bastante e que conquiste os seus objetivos, que corra atrás dos seus sonhos e que mantenha o bom humor. Ele é uma ferramenta poderosa para a gente viver melhor.
Deus te proteja, te guarde e te abençoe.
Com meu amor,
Vovó
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que texto belo, completo, emocionante.
ResponderExcluirLindo para nossa linda neta.
Obrigada. Que ela faça boas escolhas e que tenha sorte.
ExcluirClévia,lindo texto.Que sorte da Antônia ter uma avó escritora. Parabéns para ambas.
ResponderExcluirObrigada, amiga. Vc sabe mais vezes do que eu como os netos são preciosos.
Excluirque lindo, eu não tinha lido antes. Eu lembro do dia em que ela nasceu, chovia muito mesmo.
ResponderExcluir