Assisti, em um clube de Curitiba, a palestra do Historiador, Filósofo e, antes de tudo, Professor Leandro Karnal, que falou sobre Ética, Política e Comportamento.
Com timing exato de pausa, graça e seriedade, ele mantém a atenção do público da maneira como os muito bons no que fazem conseguem. A percepção que tive é de que é fácil e leve, como quando vejo um artista que sabe o quanto de suor, esforço e estudo dispendeu para chegar até ali. Leandro Karnal é um Estudioso e um Pensador.
Ao falar sobre ética, falou também sobre etiqueta, sua irmã menor. Etiqueta é a ética do dia a dia. É o respeito ao empregado, ao diferente e ao que pensa diferente de nós. É a gentileza no trânsito, respeito às filas e por aí vai. Não tem nada a ver com o uso correto de talheres e taças. Isso é traquejo social. Aprendemos em casa, na vida ou em cursinhos de um mês que não nos deixam fazer feio em jantares mais formais.
Ética é o modo como tocamos a vida. É ser confiável nas relações pessoais e de trabalho.
Ética é lisura de atitudes, comprometimento com escolhas e reconhecimento de erros que todos cometemos. É não enganar e iludir para obter vantagens de quaisquer tipos.
Acredito que maturidade é tempo de se ter um olhar para dentro. Conhecer-nos e reconhecer-nos nas qualidades e nos defeitos que temos é um freio poderoso na vaidade. Devemos usar o que aprendemos com os percalços e alegrias da jornada a nosso favor. Levar a vida do jeito mais parecido conosco nos garante alegria e bom humor. Com um pouco de sorte seremos boas companhias. Seremos densos, não pesados.
Clévia, grande verdade. Adorei seu blog. Bj
ResponderExcluirOi querida, que bom que você gostou!
Excluir