sábado, 10 de setembro de 2016

Fragmentos de Conversas.

Dos pedaços de conversas que ouvimos, ao cruzar com outros caminhantes, alguns despertam tanto o meu interesse que tenho de me conter para não dar meia volta e ir atrás dos falantes para, disfarçadamente, me inteirar do desfecho do assunto. Dia desses, caminhava pelas calçadas da rua onde moro quando cruzei com duas pessoas que falavam sobre aulas de meditação. Dizia uma - ele é bárbaro, amei! E a outra - sabia que você ia adorar porque... e eu, consternada, não consegui ouvir mais nada ...

Assunto pelo qual tenho curiosidade, suponho que a pessoa que se dedica a dar estas aulas tenha formação que a capacita a aplicar técnicas que induzam o aluno a meditar. Até aí tudo bem. Mas o que é meditar? Como sabemos que estamos meditando? Procurei me informar sobre o assunto e concluí que meditar é -  aplicando técnicas de relaxamento, conseguir concentração suficiente para, desligados do burburinho do nosso entorno, refletir e ponderar na busca do auto conhecimento. Os professores entram para ajudar a nos recolher e apaziguar o espírito. Mas, a partir desse estágio, o serviço fica por nossa conta e risco. Meditar é uma atividade de dentro para fora. É a partir de quem somos, do que temos e no que cremos que encontramos os conteúdos para a meditação.

Não vejo meditação como um  "Curso" com começo meio e fim. Penso que é algo que incorporamos na vida do dia a dia e que nos ajuda - a partir de nossas verdades e das nossa convicções - a viver melhor, conosco e com o outros.








3 comentários:

  1. Corretissimo...
    Pra expandir conhecimento sobre o assunto - veja a matéria sobre "mindfullness" - o termo "está na moda", mas contéúdo é rico e interessante mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Date, vou ver e depois comento com você. Este assunto me interessa porque, "doutrinas"de fora para dentro, quase sempre servem aos interesses de quem dá e não aos de quem recebe.

      Excluir
    2. Oi Date, li sobre o assunto que você sugeriu e concordo. Qualquer um de nós, quando remoemos um mesmo assunto, entramos num círculo vicioso que nos prejudica e nos impede de superar o problema. Mas deve ser um esforço consciente e constante.Valeu a dica! Um abraço.

      Excluir