sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Velhos Ditados Novas Leituras

"Quem Planta Colhe"

Nem sempre. Às vezes perde-se toda a safra pelos mais variados motivos. Excesso de chuva ou falta dela, frio ou calor em horas erradas, pragas, etc...etc...
Todo mundo que planta sabe disso, no entanto continua a plantar e planta de novo porque é aquilo que sabe e é aquilo o que faz. Quem planta, persevera. Perde-se uma safra hoje, ganha-se outra amanhã.
É da lida, compensa e equilibra.

"Aqui se Faz Aqui se Paga"

Concordamos que a conta existe e persiste até que seja paga, porém, às vezes, acontece que o sujeito que paga nem sempre é o mesmo que contraiu a dívida. O que observamos é que esta dinâmica é como uma onda, então chega a hora em que alguém paga a fatura do cara que pagara a dívida que não era sua e o equilíbrio se restabelece.
O importante é continuar abrindo e pagando contas que, mesmo não sendo nossas, são "de nossa conta".
 ´
"Não é Bom Fechar Portas"

Aqui também a coisa é relativa. Fechar algumas portas, às vezes, é indispensável para que recuperemos a posse da própria casa. Quando deixamos muitas portas abertas na intenção de entrar e sair a qualquer momento, esquecemos o que elas encerram, o motivo de estarem abertas.
É importante  perceber quais as portas que queremos que fiquem abertas para que o ar circule e traga frescor ao ambiente. Só por isso é devem ficar abertas. Do contrário são como aquelas portas que rangem nas dobradiças enferrujadas e ficam batendo e batendo num ir e vir torturante.

"Foi a Gota D'Água" 

Controverso porque incompleto - identificamos a gota que transborda o copo - mas não percebemos que aquela é a mesma que liquida o assunto. Seguimos com o copo cheio derramando água, molhando o chão e escorregando na poça que nós mesmos criamos. Seguimos com o copo cheio tentando um equilíbrio impossível, fazendo malabarismos que nos tolhem os movimentos porque nos deixa com um braço só para fazer todo o resto.

"Quem Tudo Quer Tudo Perde"

Ditado que encerra em si um equívoco. Quem tudo quer não perde nada porque nada tem.











2 comentários: