As cores são usadas, no mundo inteiro, como símbolo e representação. Países são reconhecidos pelas cores da sua bandeira, instantaneamente. Colégios, clubes, times esportivos etc ... são identificados pelas cores. A paz é branca, o luto quase sempre é preto e o mundo é colorido. A vida sem cor seria uma tristeza.
As cores são usadas para alavancar vendas em todos os setores da indústria. Vamos focar na MODA.
Os estilistas de moda precisam criar novidades a cada coleção e eleger a cor da estação é uma poderosa estratégia de vendas. Escolhida a cor do ano é preciso despertar, nos consumidores, o desejo por ter uma roupa naquele tom. E o que eles fazem?
Mudam o nome dela! Mudam o nome da cor! Suponhamos que a roxa seja a escolhida. Você quer uma roupa roxa? Pois é, nem eu. E nestes tempos de alimentação saudável, de orgânicos, de sementes e vegetais, nada é mais TOP do que a berinjela. Associa-se saúde com moda. As pessoas comem berinjela e vestem berinjela. São modernas e saudáveis.
Há alguns anos inventou-se off-white, que já se tornou um clássico. Imagino minha mãe, categórica: "branco encardido, isso sim!" Mas ajuda a economizar porque uma camisa branca tem uma boa sobrevida sem fazer feio. Com o uso vai-se transformando em off-white. Acho que é por isso que a cor pegou.
E o nude? Aqui a mudança foi mais profunda, fundiu, em um nome só, cores e tecidos, juntou os bejes, cremes, areias, tons que apareciam em cetins e tafetás e que serviam para forros ou lingeries de uso exclusivo nas intimidades, e passou a desfilar em tapetes vermelhos, em bailes e festas, chiques, escorregadios e desinibidos e me pergunto: o forro dispensa forro?
Sem falar nos cinzas, que já começam em 50 tons. Mas isso é outro assunto.
Antes cobria 'o recato' e, hoje..... descobre a sensualidade.
ResponderExcluirN.I.
Oi, amiga querida. Você me joga pro alto! Beijo.
Excluir