"Debaixo d`água tudo era mais bonito
mais azul mais colorido
só faltava respirar
Mas tinha que respirar
todo dia todo dia todo dia."
Gosto das músicas e mais ainda das letras do Arnaldo Antunes. Esta é primorosa. Se não fosse o detalhe de ter que respirar... que bom seria. Fala de situações idealizadas, que acreditamos que são perfeitas, onde só existem prazer e completude... mas, apesar de todas as vantagens, com a rotina inevitável dos dias nos percebemos sufocados, em desespero por colocar a cabeça fora d'água, encher os pulmões de ar e sair correndo. E fazemos um novo arranjo e - este sim - é o lugar perfeito, agora eu vou ser feliz! até que tudo se repete... e repete tantas vezes quantas as que repetirmos o mesmo pedido. Esperamos que a felicidade caia sobre nós como mágica e ali se instale e funcione para sempre, amém. Alguns de nós aprendem que não é assim que funciona. E aprendem com muito esforço e sofrimento.
É preciso parar para se conhecer. É o "Conhece A Si Mesmo" que vem lá, dos gregos antigos, e não por acaso. Guimarães Rosa em Grandes Sertões nos ensina que "Passarinho agachou, o voo está pronto." Significa que precisamos nos recolher, nos preparar para saber aonde queremos chegar.
Assim, sabedores das escolhas que temos de fazer para alinhar-nos com a nossa alma, aumentaremos nossas chances de felicidade. Penso que o "segredo" seja exatamente este, perceber o que se tem e gostar da escolha feita.
Não é fácil mas é muito bom.
Sempre textos interessantes,que nos fazem refletir!
ResponderExcluirObrigada, anônimo(a) que bom que desperto reflexões.quem é você?
ResponderExcluirSim, é bem verdade.
ResponderExcluirSe você não sabe para onde vai, poderá chegar em qualquer lugar.
Estamos na fase de saber aonde vamos e estamos indo bem, acho eu.
Excluir